Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2013

ADMINISTRAÇÃO OFERECE FLEXIBILIDADE NO MERCADO DE TRABALHO.

Data: 18-04-2013
Fonte: UNINOVE
Por: UNINOVE

Curso da UNINOVE prepara administradores multifuncionais na prática

Para exercer umas das carreiras mais procuradas do País, é preciso planejar estratégias visando o lucro e crescimento da empresa. Mas não é só isso. Hoje em dia, além de gerir os recursos materiais e financeiros de uma organização, o mercado espera que o administrador saiba também gerenciar pessoas.

As opções de trabalho na área são muitas, em quase todos os departamentos de uma companhia. O administrador conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, ou implementa planos de carreira e programas de benefícios. Controla a compra e o estoque de matérias-primas e produtos. Cuida de orçamentos e fluxo de caixa e se envolve, inclusive, com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas de produtos ou serviços.


Para suprir a ampla demanda desses profissionais, o curso de Administração da UNINOVE possui uma proposta pedagógica inovadora, com foco nas principais práticas gerenciais para formar administradores multifuncionais, ou seja, com visão estratégica, empreendedora, ética e responsável.

O diferencial da graduação é que o aluno não fica restrito à sala de aula. Os estudantes de Administração desenvolvem projetos de extensão com a comunidade, realizam visitas técnicas a empresas e fazem atividades no laboratório de informática, com jogos e simulações de negócios. Organizam também exposições e feiras, abordando temas como empreendedorismo, inovação e criatividade. “Todos os semestres, os universitários elaboram uma ideia para atender a uma demanda ou necessidade específica do mercado que, com o apoio da UNINOVE, poderá ser patenteada por seus criadores”, comentou o Prof. Mestre Wellington Fonseca Dias, coordenador do curso de Administração da UNINOVE.

De acordo com o professor, o mercado de trabalho para os administradores está em expansão. “Em virtude da concorrência internacional e da velocidade em que ocorrem as transformações nos negócios, aumenta a necessidade de pessoas com competências específicas para promover melhorias nas estruturas organizacionais, com vistas à obtenção de resultados de forma criativa, e com capacidade de lidar com riscos calculados. Isso torna imprescindível a presença dos administradores com sólida formação nas organizações”, explicou.

O coordenador ressaltou ainda as principais características para quem deseja ter sucesso na profissão. “O administrador deve estar aberto às mudanças, atingir as metas propostas, atualizar-se constantemente, ser persistente e buscar a máxima eficiência para os objetivos e processos organizacionais, respeitando os preceitos éticos e morais”.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO DIANTE A POPULARIDADE DAS REDES SOCIAIS


A popularidade das redes sociais hoje é inconteste. Tanto os desenvolvedores como os usuários têm notado isso. Apesar disso tudo, as pessoas associam as redes sociais mais a diversão do que também um meio de rápido de prático de comunicação. Mas esta é uma tendência boa ou ruim?
Quando se está diante um computador acessando a rede, administração do tempo – que é a definição de prioridades em relação ao tempo – pouquíssimas vezes é levada em consideração. Assim, atividades e compromissos fáceis de serem resolvidos pelo uso da internet se tornam demasiado lento, por que disso?
Diante a série de atrativos, as redes sociais, estão ali para cumprir (também) um papel social de integração e de comunicação momentânea. Mas estão se transformando em verdadeiros cárceres particulares que viciam, pois a dinamicidade da interatividade (fotos, cores, artigos e propagandas), que ocorre muito rapidamente, distrai ou furta a atenção os internautas (usuários) por mais tempo do que as vezes definiram ao executar a ação.
Estabelecer um checklist das atividades a serem feitas diante do computador, calcular o tempo um tempo médio para conclusão de cada uma delas, estabelecer prioridades de ação e ter uma agenda – são mecanismos práticos para se administrar o tempo entre fazer o que deve ser feito e o que se está fazendo, sem correr o risco de se deixar tudo para a última hora ou perder prazos.
Algumas das práticas mais assistidas e comuns aos internautas que se perdem completamente durante horas improdutivas diante da interatividade da rede são: ansiedade e incapacidade de viver um dia sequer sem acesso a rede ou a algum aplicativo; acesso contínuo  (por várias horas ou incontáveis vezes ao longo do dia) a aplicativos e sites de redes sociais; isolamento social; distúrbios do sono (horas insuficientes para o descanso do corpo); antecipação de doenças e problemas como lesão do esforço repetitivo (LER) e Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (como a tendinite e a bursite, por exemplo) – a DORT – e oftalmológicos; desregramento alimentar (ingerir pouca água, deixar de se alimentar corretamente ou fazê-lo rapidamente durante a conexão); voyeurismo (que é o prazer pela arte da observação da vida alheia a uma distância relativa).
A grande desvantagem da falta de administração do tempo, é que muitas pessoas estão viciadas e nem se dão conta disso. Perdem a vida social, financeira e até emocional em razão da navegação desmedida da limitação do controle do tempo e do impulso pessoal, e,  se limitam as redes sociais, perdem um pouco da vida 'real', que impacta na qualidade da saúde e na produtividade profissional e estudantil – quando desregrada.
Desta forma, em se tratando de redes sociais e da sua popularidade, o que não dá é perder a vida em detrimento dela. É necessário também uma dedicação quanto a gestão do tempo enquanto se delicia com as redes sociais e lembrando que tempo é valioso, afinal “time is money”.

Por Mallú de Mendonça Barros.
Administradora de Empresas
Consultora e Funcionária Pública.

terça-feira, 9 de abril de 2013

DICAS PARA AUTO-MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

                                           

José Roberto Marques


Todos os profissionais, em maior ou menor escala, trabalham em busca de bons resultados. Não por acaso. Para termos energia e motivação para nos levantarmos todos os dias e ir para o trabalho, precisamos crer que aquilo que fazemos impacta positivamente.
Segundo pesquisa da consultoria Manpowergroup, realizada no Brasil e noutros 40 países, com cerca de 60 mil empresas, de diferentes segmentos, uma das competências comportamentais mais valorizadas pelas empresas, com 14 % é a Motivação.
Outro elemento essencial para que produzamos com qualidade é a auto-motivação. Esta permite realizar as tarefas com qualidade, inovar, relacionar-se bem com colegas e superiores, focar de forma assertiva no trabalho e entregar, com eficiência e agilidade, as solicitações.
Neste sentido, a auto-motivação e o entusiasmo ao realizar um trabalho são indispensáveis a todo profissional. Este estímulo, independente dos fatores externos, é o que faz toda a diferença em seus resultados.
Com este apoio, mesmo passando por situações adversas, é possível ter forças motivadoras para cumprir, com qualidade e efetividade, suas tarefas, engajar-se na realização destas e a manter um ambiente agradável.

Dicas para auto-motivação no trabalho
1. Mantenha o Foco – Mesmo que problemas externos queiram interferir no seu trabalho, mantenha o foco em realizar suas tarefas. Não dê ouvido a conversas e evite passar tempo demais em redes sociais.
2. Defina Metas Realistas – Para alcançar seus resultados efetivamente é preciso definir metas que realmente são possíveis de alcançar. Isso possibilita acompanhar seu desenvolvimento e não desanimar se algo der errado.
3. Invista em aprimoramento – Quanto mais subsídios técnicos e comportamentais você tiver, mais preparado estará para realizar seu trabalho e alcançar reconhecimento. Faça cursos, mantenha-se atualizado e busque evolução contínua.
4. Cultive bons relacionamentos – Ter um bom relacionamento interpessoal com colegas e superiores no trabalho favorece o bom desenvolvimento de suas competências e ajuda na harmonia do ambiente.
5. Aproveite o tempo livre – Descanse; relaxe, saia e divirta-se com sua família, namorado (a) e seus amigos. Este tempo para você é essencial para seu equilíbrio.